Nível do Cantareira fica estável e Alto Tietê cai nesta segunda-feira

Considerado o principal sistema hídrico de São Paulo, o Cantareira voltou a ficar estável nesta segunda-feira, 16, segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Já o Alto Tietê, que atravessa crise severa, voltou a perder volume de água represada e já não registra aumento há seis dias. Apenas o Guarapiranga e Alto Cotia subiram.

Responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas, o Cantareira opera com 17,5% da capacidade, mesmo índice do dia anterior. O cálculo tradicionalmente divulgado pela Sabesp considera duas cotas de volume morto, adicionadas no ano passado, como se fossem volume útil do sistema.

Não choveu sobre a região do Cantareira nas últimas 24 horas. A pluviometria acumulada neste mês, no entanto, está em 96,8 mm. O volume é cerca de 13% maior do que o esperado, caso a média histórica de novembro, de 5,34 mm por dia, estivesse se repetindo. A última vez em que o Cantareira registrou queda no seu estoque foi no dia 26 de outubro. Na ocasião, o nível do sistema desceu 0,1 ponto, de 15,7% para 15,6%.

No índice negativo, que passou a ser divulgado após decisão judicial, o nível do Cantareira subiu 0,1 ponto porcentual e está com -11,7%, ante -11,8%. Na terceira medição, o manancial também subiu e opera com 13,6%. No dia anterior, o índice era de 13,5%.

Outros mananciais

Com pluviometria de apenas 0,1 mm, o Alto Tietê está com 15,1% da capacidade – 0,1 ponto porcentual a menos do que no dia anterior. No domingo, 15, o sistema operava com 15,2%, cálculo que considera um volume morto, adicionado no ano passado. A última vez em que o nível nos reservatórios subiu foi no dia 10 de novembro.

Atual responsável por abastecer o maior número de paulistas (5,8 milhões), o Guarapiranga subiu pelo terceiro dia. A alta foi de 0,3 ponto porcentual e fez o nível dos reservatórios aumentar de 86,6% para 86,9%. O sistema já superou a expectativa de chuva para novembro. Foram 153,2 mm até o momento, enquanto a média histórica é de 123,8 mm.

Proporcionalmente, o Alto Cotia foi quem teve o maior aumento: 0,6 ponto porcentual. O sistema opera com 72,3%, ante 71,7% no dia anterior. O manancial também já superou a expectativa de chuva neste mês.

Por sua vez, o Rio Grande e o Rio Claro ficaram estáveis em 93,3% e 57,4%, respectivamente.

Voltar ao topo