Nível de água do Cantareira sobe pelo 38º dia consecutivo

O nível de água dos reservatórios do Sistema Cantareira, o principal manancial de abastecimento da capital paulista e da Grande São Paulo, subiu pelo 38º dia consecutivo. De acordo com a Companhia de Abastecimento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o sistema opera neste sábado, 9, com 32,2% de sua capacidade, ante 32% do volume registrado no dia anterior. Esse porcentual considera as duas cotas do volume morto como se fossem volume útil do sistema.

Nas últimas 24 horas, o Sistema Cantareira captou 8,3 milímetros de água das chuvas. Neste mês, a pluviometria acumula 45 milímetros. O Cantareira é responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas.

Demais sistemas

Dos outros cinco sistemas de abastecimento administrados pela Sabesp, um apresentou alta do nível dos reservatórios, outro ficou estável e três caíram. O Sistema Alto Cotia apresentou elevação subindo de 90,5% na sexta-feira para 91% neste sábado. O Sistema Alto Tietê está hoje com 25,1% da sua capacidade, a mesma da sexta-feira.

O Sistema Guarapiranga opera com 82,4% do seu volume total, abaixo dos 82,7% registrados no dia anterior. O Sistema Rio Grande caiu no período, de 92,5% para 92,2%. O Sistema Rio Claro também teve redução, de 74,2% para 73,9%.

Voltar ao topo