Nelson Jobim descarta terceira pista no aeroporto de Guarulhos

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou nesta segunda-feira (21) um conjunto de obras e medidas para ampliar a capacidade dos aeroportos da Grande São Paulo até a construção de um terceiro aeroporto na região. Inicialmente, o governo pretende realizar obras para elevar a capacidade do aeroporto de Guarulhos, de 45 movimentos (pousos ou decolagens) por hora para 54 movimentos/hora. Mas a construção de uma terceira pista no aeroporto foi descartada.

Ele afirmou que todos os estudos mostraram que a construção da terceira pista seria uma obra antieconômica por causa do grande impacto de ordem social, financeira e ambiental. Jobim afirmou que serão feitas mudanças nos atuais dois terminais de passageiros de Guarulhos. Eles serão reconfigurados, com alterações nas áreas de check in, da Polícia Federal (PF), da Receita Federal e do terminal de cargas.

O ministro anunciou ainda que serão feitas obras nas pistas, com a construção de saídas rápidas e também ampliação dos pátios de estacionamento. De acordo com Jobim, a idéia é criar pelo menos mais 17 posições de estacionamento. A médio prazo, o governo pretende construir os terminais 3 e 4 de Guarulhos, ampliando a capacidade dos atuais 17 milhões de passageiros/ano para 29 milhões. "Os recursos para as obras do terminal 3 já estão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Voltar ao topo