Nave Discovery pousa nos EUA após missão de 15 dias

O ônibus espacial Discovery pousou nesta quarta-feira (7) no Estado norte-americano da Flórida logo na primeira oportunidade aberta depois de uma missão de 15 dias cheia de imprevistos na Estação Espacial Internacional (ISS). Comandados por Pamela Melroy, os astronautas da missão descobriram que uma das torres geradoras de energia da estação estava com uma junta emperrada e tiveram de reparar os painéis solares de outra torre. Além disso, instalaram um novo módulo na estação, o Harmony, que servirá de conector para dois grandes laboratórios que serão instalados na ISS até fevereiro de 2008.

Este foi o primeiro pouso de um ônibus espacial, desde o desastre do Columbia, em 2003, no qual a nave sobrevoa o território dos EUA de costa a costa para chegar à pista na Flórida. O Columbia realizava um sobrevôo semelhante quando se desintegrou sobre o Texas. Ao mesmo tempo em que o Discovery pousava, outro ônibus espacial, o Atlantis, era preparado para ser levado à base de lançamento, o que deve ocorrer neste sábado. O Atlantis deverá decolar em 6 de dezembro, levando à ISS o laboratório espacial Columbus, construído pela Agência Espacial Européia.

A Nasa está com um cronograma apertado para concluir as obras da ISS até 2010, quando os ônibus espaciais deverão ser aposentados. Em 2008, além das missões de construção da estação, a agência deverá enviar um ônibus espacial para fazer a manutenção do telescópio Hubble.

Voltar ao topo