Nada tira a presidência da Câmara de João Paulo

Brasília – Após os anúncios de apoio formal por parte do PFL e do PSDB, feitos ontem em Brasília, o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) praticamente garantiu a presidência da Câmara, em eleição marcada para o início de fevereiro. O líder do PFL na Câmara, Inocêncio Oliveira (PE), disse ontem que seu partido votará a favor da candidatura de João Paulo (PT-SP). Depois desses apoios, João Paulo recebeu também o do PMDB, que não teve outra alternativa a não ser fechar com o líder petista.

O deputado petista passou as duas últimas semanas percorrendo os Estados para conversar com deputados de diferentes partidos e ampliar o apoio à sua candidatura. “A candidatura de João Paulo Cunha já está consolidada”, afirmou. Pela manhã, o PSDB anunciou que seu apoio ao petista, descartando de vez a composição de um bloco parlamentar para concorrer ao cargo, que deve ter apenas João Paulo como candidato. Inocêncio defendeu o critério de maior bancada contabilizada após as eleições para a definição da presidência e dos cargos na mesa diretora da Câmara.

Pelo critério, o PT tem o maior números de deputados (91), e PMDB e PFL empatam no número de senadores (19). Esse critério, de acordo com o líder do PFL, evita “a barganha” e “aliciamento” de deputados pelos partidos que desejam ampliar suas bancadas com vistas à eleição da presidência da Câmara.

Além desse apoio, PSDB e PFL também não pretendem criar dificuldades para o governo Luiz Inácio Lula da Silva nas reformas. O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, Nelson Pellegrino, garantiu, ontem, que tanto o Partido da Frente Liberal (PFL), quanto o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) apoiarão as reformas que o presidente Luiz Inácio da Silva pretende para este ano, como a da Previdência Social, a Tributária e a Política.

Pellegrino reuniu-se na manhã de ontem, em Brasília, com o líder do PFL, Inocêncio Oliveira, que também, segundo o deputado petista, pretende dar apoio à eleição do candidato petista à presidência da Câmara, João Paulo Cunha. Inocêncio garantiu que o apoio às propostas do governo tem como objetivo agilizar a tramitação das reformas. “O partido estará ao lado do PT em todas as reformas para modernizar o país”, disse. Inocêncio negou que o PFL vá formar um bloco com o PSDB ou com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), para que juntos tenham mais cargos que o PT na Câmara.

Sobre a formação de blocos, Inocêncio disse que esse é um artifício “para burlar o resultado das urnas”. Pellegrino também manteve encontro com o líder do PSDB, Juthaí Magalhães, que decidiram, em reunião, que a composição da Mesa Diretora da Câmara será obedecida conforme a proporcionalidade dos partidos obtida nas últimas eleições.

Voltar ao topo