Na Eletrobras, Pinguelli mudará setor de energia

Uma das propostas que deverá ser adotada no setor de energia pelo futuro governo é de que todas as empresas do setor passem a ser concessionárias de serviço público. O diretor da Coppe (Coordenação dos Programas de Pós-graduação da UFRJ) e provável futuro presidente da Eletrobras, Luiz Pinguelli Rosa, disse hoje que as empresas hoje produtoras independentes devem se transformar em concessionárias de serviço público por adesão. A idéia seria oferecer algum tipo de vantagem para que elas mudem o perfil de atividade.

A diferença é que as produtoras independentes de energia – hidrelétrica ou termelétrica – não têm seus preços regulados pelo governo, ao contrário das concessionárias. Hoje todas as distribuidoras e as empresas de transmissão são concessionárias. Mas apenas as geradoras Furnas, Chesf e Eletronorte são concessionárias. Todas as outras são independentes.

Esse incentivo seria estendido também para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que hoje é formado por empresas privadas e estatais. – Seria utilizado uma filosofia de serviço público.

Voltar ao topo