Seis mulheres que tentavam entrar com drogas nas penitenciárias no Complexo Penitenciário de Gericinó, zona oestes do Rio, foram presas no início da tarde de sábado (29).

continua após a publicidade

Foram apreendidos invólucros contendo erva seca picada e pó branco – supostamente maconha e cocaína -, além de crack e comprimidos –que seriam ecstasy.

As mulheres usavam o mesmo método para entrar com as drogas nas penitenciárias – invólucros contendo os entorpecentes escondidos nas partes íntimas. Elas foram identificadas por inspetores penitenciários que operavam um scanner corporal e autuadas sob suspeita de tráfico.

De acordo com a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), elas foram encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos.

continua após a publicidade

Segundo o advogado Dênis Guimarães, transportar drogas, ainda que gratuitamente, é crime tipificado pela Lei de Drogas, 11.343/06, com pena de reclusão de 5 a 15 anos. Segundo ele, como a infração aconteceu em estabelecimento prisional, a pena pode aumentar de 1/6 a 2/3.