Mulher morre com suspeita de reação adversa à vacina contra febre amarela

São Paulo – Uma mulher de 43 anos morreu nesta quinta-feira (31) às 8h20, em São Paulo, com suspeita de ter sofrido reação adversa à vacina contra febre amarela. Ela trabalhava no Hospital Geral de São Mateus, da rede estadual, na zona leste da cidade, onde estava internada desde o último sábado. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde.

Segundo a secretaria, o laudo sobre a causa da morte indica que a paciente sofreu choque séptico (que provoca infecção) seguido de falência múltipla dos órgãos.

Ela tomou a vacina no último dia 17 mesmo sem ter planos de viajar para as áreas consideradas de risco, ou seja, zonas rurais de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. O Centro de Vigilância Epidemiológica já começou a investigar o caso e dentro de 30 dias deve sair o resultado das análises laboratoriais do Instituto Adolfo Lutz.

O Ministério da Saúde adverte que a vacina é contra-indicada para mulheres grávidas e pessoas com alterações imunológicas. Além disso, o ministério orientou várias vezes as pessoas a não se vacinar mais de uma vez no período de dez anos.

Sem contar esse caso, o Ministério da Saúde já contabilizou 43 suspeitas de reação adversa à vacina, todas em processo de investigação. Dezenove pacientes foram hospitalizados.

Quanto aos casos de febre amarela propriamente dita, houve até agora 47 suspeitas notificadas. Vinte casos foram confirmados e dez pessoas morreram. Dos demais, 20 foram descartados e sete continuam sob investigação.

Voltar ao topo