Mulher diz que é dona do maior ovo do mundo

Belo Horizonte – A dona de casa Maria Matilde de Souza, de 55 anos, moradora do bairro Maria Goretti, está disposta a provar que é dona da galinha que botou o maior ovo do mundo. O suposto ovo gigante de galinha foi apresentado ontem pela dona de casa – conhecida na vizinhança como dona Zinha – como verdadeiro troféu. Ele teria sido botado há nove dias por uma galinha caipira, uma das 50 aves que dona Zinha cria em seu quintal. O ovo pesa 180 gramas, o equivalente a três ovos comuns (que pesam, em média, 60 gramas) e mais de 10% do peso da galinha, de 1,7 quilo.

A façanha, se comprovada, poderia acabar listada no Guinness Book, o livro dos recordes, onde o maior ovo do mundo, pesando 110 gramas, teria sido botado no ano passado por uma galinha na Costa Rica.

A notícia sobre o ovo gigante mineiro foi recebida com incredulidade pelos especialistas. O diretor da Associação dos Avicultores de Minas Gerais e professor do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, Nelson Carneiro Baião, disse que se o ovo saiu mesmo da galinha, trata-se de uma “aberração da natureza”.

“A galinha até emagreceu”, diz dona Zinha.

Voltar ao topo