Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aumentou o cerco contra a comercialização e publicidade do fumo no Brasil. Duas resoluções publicadas esta semana alteram a embalagem dos cigarros e tornam mais clara a proibição de venda pela internet. O principal objetivo das medidas é evitar o aumento de adolescentes tabagistas. “Trabalhos mostram que a publicidade do fumo tem o jovem como público alvo. Nosso objetivo é neutralizar o bombardeio”, explica o gerente de produtos de tabaco da Anvisa, Moyses Diskin.

A embalagem dos cigarros terá duas alterações. No lugar da tabela que registra os teores de nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, haverá uma inscrição informando que cada cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, inclusive nicotina, que causa dependência física. As frases “produto para maiores de 18 anos” ou “produto para adultos” serão substituídas por “Venda proibida para menores de 18 anos. Pena: detenção de seis meses a dois anos de multa”.

Os fabricantes de cigarros terão um ano para fazer as alterações nas embalagens. As multas para o descomprimento variam entre R$ 10 mil e R$ 2 milhões.

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