MST ocupa três fazendas no Pontal do Paranapanema

Presidente Epitácio – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) retomou ontem as ações no Pontal do Paranapanema, oeste de São Paulo, com a invasão simultânea de três fazendas. Cerca de 800 militantes foram mobilizados durante a madrugada para as ocupações, que vinham sendo preparadas desde a semana passada. Desde a invasão da fazenda São Jorge, em abril de 2003, o movimento não entrava em terras particulares.

Cerca de 200 sem-terra cortaram a cerca e invadiram a fazenda Santa Teresinha, de Henriqueta Daneluzze, no município de Santo Anastácio. Dois outros grupos com 300 militantes cada, invadiram as fazendas Tupicuanã, de João Coelho, e Liberdade, antiga Sul Mineira, que pertence ao grupo Chap Chap.

À tarde o número de sem-terra nas áreas invadidas chegava a 1.200. As três propriedades tem áreas acima de mil hectares, são utilizadas para a pecuária de corte e consideradas produtivas. As fazendas são objeto de ações discriminatórias movidas pela justiça estadual sob a alegação de serem terras devolutas. O MST reivindica o julgamento mais rápido das ações e a arrecadação das terras para a reforma agrária.

Advogados dos fazendeiros pretendiam entrar ainda ontem com ações de integração de posse.

Voltar ao topo