MST ocupa fazenda de senador José Agripino

Natal – Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam hoje a fazenda São João, ex-exportadora de melão, localizada entre os municípios de Mossoró e Baraúna, distante quase 300 quilômetros da capital.

Empresa

A empresa – situada à margem da estrada estadual RN-013, pertence à família do senador José Agripino (PFL). Até as 17 horas, Cesar José de Oliveira, superintendente regional do Incra, não havia sido comunicado da ocupação nem recebido qualquer pedido de vistoria na área, feito pelo movimento.

Fátima Ribeiro, coordenadora estadual do MST, diz que a intenção do grupo é obter a desapropriação da fazenda.

Outro objetivo é político. “Fazer com que o PFL pare de falar mal dos sem-terra e se apresse à reforma agrária neste País”, disse a líder. Ela disse que 100 famílias estão acampadas no local.

Reclamação

A dirigente reclama que mais de mil famílias que ocupam outra ex-portadora de melão, a Maísa, também localizada na área de Mossoró, não receberam os gêneros alimentícios prometidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pelo governo do Estado.

A invasão é considerada pequena por funcionários da própria fazenda, que colheu a última safra de melão, em 2002.

No momento da ocupação, estavam na São João, um dos gerentes e um vigilante. Em 2001, a fazenda-empresa foi vistoriada pelo Incra e considerada produtiva.

Voltar ao topo