MP denuncia ex-cúpula do Detran do Rio por falsificação

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciou ontem os ex-vice-presidentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) José Cláudio Martins e Marcelo Maia por suposta fraude na elaboração de laudos de vistoria veicular. A denúncia também inclui mais cinco funcionários terceirizados pelo órgão.

Segundo o MP, havia uma rotina de elaboração de laudos sem que os veículos fossem vistoriados. Os documentos eram preenchidos pelos servidores terceirizados em uma sala anexa ao gabinete da Vice-Presidência do Detran.

Os laudos eram requisitados para utilização em um projeto de interiorização das vistorias realizadas pelo Detran e estavam sendo empregados, sem justificativa, na região metropolitana do Rio. De acordo com a denúncia, o esquema poderia estar favorecendo politicamente os envolvidos.

As investigações feitas pelo MP revelaram que os fraudadores intensificaram sua atuação em 2006. Nesse período, José Cláudio Martins foi candidato a deputado estadual e o então Chefe de Gabinete Marcelo Maia assumiu o cargo de vice do Detran.