Mortos em Minas Gerais aumentam para 33

Belo Horizonte – A Defesa Civil estadual de Minas Gerais divulgou ontem um balanço das chuvas que se abateram sobre o estado desde o início do ano. Somente nestes primeiros 17 dias de 2003, já morreram 33 pessoas em conseqüência dos temporais, mas há a possibilidade desse número ser ainda maior.

Ao todo, 8.207 pessoas estão desalojadas, 1.115 desabrigadas e 91 feridas. Os danos materiais incluem 2.712 casas danificadas ou destruídas pela chuva e 69 em risco de desabamento. Um novo desabamento, no início da tarde de ontem, matou mais uma pessoa em Minas Gerais. José Matosinho Santos, 61, estava em casa, no bairro de Taquaril, em Belo Horizonte, quando um deslizamento de terra atingiu seu barraco.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas da mesma família ainda estão soterradas na Cidade Industrial, zona leste da capital mineira. Dezoito bombeiros trabalham no resgate. Na madrugada de ontem, mais dez pessoas morreram na enxurrada que atingiu a cidade de Ponte Nova, na Zona da Mata. Uma tromba d?água inundou toda a cidade, destruindo inúmeras casas. De acordo com o prefeito José Abdala, que decretou estado de calamidade pública, o acesso à cidade só é possível por barco ou avião. Nos dois últimos dias, o mau tempo se concentrou na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde 19 pessoas morreram. O caso do garoto Felipe Laurêncio dos Santos, 10 anos, comoveu o País. Felipe foi resgatado anteontem à tarde pelas equipes de salvamento depois de ficar 16 horas soterrado em escombros de sua casa no Beco Joaíma da Vila São Jorge, no Morro das Pedras, zona oeste da capital mineira. Seus cinco irmãos morreram na hora do desabamento. Felipe foi levado ao Pronto-Socorro João XXIII, onde foi submetido a uma cirurgia de risco, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada de ontem.

Ontem, um novo deslizamento de terra ocorrido no bairro Palmares, em Ibirité, na Região Metropolitana, soterrou uma mulher e duas crianças. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as crianças foram salvas, mas a mulher continuava sob os escombros.

Mais de 2,5 mil homens do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil trabalham na remoção de escombros. Diversos trechos de rodovias ficaram parcialmente destruídos e precisaram ser interditados. Além da Região Metropolitana, a chuva castigou municípios do interior mineiro. A situação mais crítica, foi em Caratinga, na Zona da Mata, onde seis horas de chuvas ininterruptas deixaram a população em alerta.

União vai socorrer estados atingidos

Brasília

– O Governo federal vai editar medida provisória para liberar R$ 15 milhões para ações emergenciais para socorrer as vítimas de enchentes em todo o Brasil. O anúncio foi feito pelo ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, que esteve reunido na tarde de ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Ciro Gomes, esta vai ser uma primeira ação emergencial, para atender às vítimas. A segunda ação será adotada paralelamente pelo ministério das Cidades, que vai realocar as famílias que hoje moram em áreas de risco.

Ciro disse que o Estado que se encontra em pior situação devido às chuvas é Minas Gerais, onde 66 municípios foram atingindos. Ciro afirmou que a MP foi necessária por que o Governo anterior não previu qualquer real no Orçamento de 2003 para o uso em situações de calamidade ou emergência. Além de Minas, as constantes chuvas na região Sudeste também castigam o Rio de Janeiro e os municípios do Espírito Santo. Neste estado, as áreas mais afetadas são as da região Sul, apesar de no Norte e nas montanhas os prejuízos são também muito grandes. Em Alegre, perto de Vitória, três pessoas morreram e 300 estão desabrigadas.

Voltar ao topo