Morre o médium Chico Xavier, aos 92 anos, em Uberaba

Uma fila de cerca de 3 quilômetros se formou em frente à Casa da Prece, Centro Espírita de Chico Xavier, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde desde ontem está sendo velado o corpo do médium Francisco Cândido Xavier, que morreu no domingo, aos 92 anos.

Milhares de pessoas se aglomeraram na casa do médium, que começou a sentir fortes dores no peito ainda pela manhã. Chico Xavier deve ser enterrado amanhã, às 17h, no Cemitério São João Batista, em Uberaba. Em média, 2.500 pessoas por hora estão passando pelo velório que, a pedido do próprio Chico Xavier, vai durar dois dias.

O médium faleceu sozinho em sua casa em Uberaba, de uma parada cardíaca, entre 19h30m e 20h de domingo. Familiares e amigos de Chico Xavier receberam mensagens de todo o Brasil. O médium que há quatro anos deixou de realizar atendimentos por problemas de saúde já esperava a morte e dizia não temê-la. Afirmava que ia morrer ?como capim?, e o Brasil já se preparava para viver sem ele.

Segundo o médico do líder espírita, ele não sentiu nenhuma dor :

– Foi uma morte tranqüila – disse

Durante a madrugada, o ator Norton Nascimento chegou a Uberaba e se despediu do médium:

– Mais um anjo voltou para o céu – afirmou Norton.

O ator Caio Blat e sua mulher Ana Ariel, também prestaram as últimas homenagens, lembrando das vezes que se encontraram com Chico Xavier.

O governador de Minas Gerais, Itamar Franco, decretou luto oficial de três dias em todo o estado. O governador disse que vai guardar para sempre com carinho a imagem de ?uma imensa bondade, reflexo de sua alma iluminada, que transparecia particularmente em sua dedicação aos pobres?. (AG)

Voltar ao topo