Morre, aos 88 anos, o conhecido sertanista Orlando Villas Bôas

São Paulo

– O sertanista Orlando Villas Bôas morreu ontem, aos 88 anos, em São Paulo. Ele foi vítima de falência de múltiplos órgãos, desencadeada por um processo agudo de infecção intestinal. Orlando nasceu em 1914, na cidade de Botucatu (SP). Membro de uma família de indigenistas e sertanistas, ele deixa viúva Marina e dois filhos, Orlando e Noel. Ele é responsável pelo primeiro contato com os índios caiapós, em meados dos anos 50.

Ele e o irmão, Cláudio Villas Bôas, embrenharam-se pelo Brasil central em meados dos anos 40. Os dois, que têm 12 livros publicados, foram indicados para o prêmio Nobel da Paz em 1976, pelo resgate das tribos xinguanas. Orlando esteve junto de algumas expedições do Marechal Rondon pelo interior País, as quais estabelecerem o primeiro contato com muitas populações indígenas. Eles também criaram as rotas que acabaram sendo usadas por madereiros, garimpeiros e industriais responsáveis por muitas das mazelas vividas pelos índios.

A Expedição Roncador-Xingu, lançada em 1943 – da qual Orlando participou ao lado de seus irmãos Cláudio, Leonardo e Álvaro e que foi liderada por Rondon – abriu mais de 2 mil quilômetros de picadas, 36 campos de pouso, 42 vilas e cidades em 42 anos

Voltar ao topo