Mobilização pela liberdade de expressão

Brasília – As mais importantes entidades representativas dos meios de comunicação do Brasil divulgaram ontem, em almoço em Brasília, com o ministro da Justiça, Tarso Genro, o Manifesto pela Liberdade de Expressão, em que condenam ?a interferência do Estado no livre fluxo de informações?.

O documento foi divulgado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revista (Aner), o Centro de Referência sobre Liberdade de Expressão e a Central de Outdoor.

Pela manhã, essas entidades participaram, no auditório da TV Câmara, da II Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, realizado pela ANJ e a Unesco, com o apoio da Sociedade Interamericana de Imprensa. O evento, que fez parte das comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, transcorrido no dia 3 de maio, foi aberto pelo vice-presidente da República, José Alencar, e o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia.

Participaram do debate três jornalistas latino-americanos: o cubano Humberto Castelló, diretor do El Nuevo Herald, de Miami; o venezuelano Elides Rojas, chefe de Redação do El Universal, de Caracas; e o colombiano Álvaro Sierra, editor de Opinião do El Tiempo, de Bogotá. Esses jornalistas relataram os problemas em seus países, com destaque para a situação de grande autoritarismo em Cuba, onde estão presos 29 jornalistas, e as ações do governo de Hugo Cháves, da Venezuela, contra os meios de comunicação.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.