O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu aumentar de 2% para 3% o porcentual obrigatório de mistura de biodiesel ao óleo diesel. O aumento entrará em vigor a partir de 1º de julho. A decisão foi divulgada pelo Ministério de Minas e Energia e já está publicada na edição do Diário Oficial da União.

O obrigação de misturar biodiesel ao combustível começou a vigorar em 1º de janeiro deste ano. O ministério afirma que a elevação do porcentual não exigirá alteração nos motores. Segundo nota divulgada pelo ministério, os veículos que passarem e utilizar biodiesel nessa proporção de 3% têm a garantia de fábrica assegurada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O ministério afirma ainda que o aumento do biodiesel favorece o desenvolvimento da indústria nacional de bens e serviços e reduz a importação de diesel de petróleo, com ganhos na balança comercial. A utilização do biodiesel, segundo o ministério, reduz o uso do óleo e diminui as emissões de gases no meio ambiente.