Missa marca 15 anos da Chacina da Candelária

A Chacina da Candelária, que ocorreu há 15 anos, foi lembrada nesta quarta-feira (23) em uma missa realizada na Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro, que reuniu diversos grupos da sociedade civil. No dia 23 de julho de 1993, oito crianças e adolescentes que dormiam próximo à igreja foram mortos por policiais.

Participantes da celebração chamaram a atenção para a situação de crianças e adolescentes que continuam sendo vítimas da violência no país inteiro. Faixas e cartazes colocados na frente da igreja criticavam a atuação da polícia carioca e lembravam casos recentes de violência como a morte de três jovens do Morro da Providência.

O presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, Siro Darlan, destacou a responsabilidade do governo e da sociedade no cumprimento das leis que garantam os direitos da criança e do adolescente.

“Temos a melhor lei do mundo que é o Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA]. É necessário que o Poder Público e a sociedade se sensibilizem e protejam as crianças.”

Ele rebateu as críticas feitas ao estatuto, que completou 18 anos no dia 13 de julho. Para Siro Darlan, ainda há resistências à aplicação do ECA. “As pessoas buscam desviar o verdadeiro foco da discussão para outros focos menos importantes para impedir que o estatuto saia do papel.”

Os participantes do ato seguiram no fim da manhã para a Cinelândia, onde a manifestação foi encerrada.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.