Ministros se desdobram para fazer campanha

Brasília – Faltando 40 dias para as eleições, os ministros políticos do governo Lula intensificaram suas agendas de campanha eleitoral. A ordem é do próprio Palácio do Planalto: aproveitar o bom momento da economia e a recuperação da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ajudar os candidatos aliados e carimbar os palanques municipais com a marca do governo. No fim de semana, Brasília praticamente ficou sem ministros. A determinação no PT é que cada um de seus ministros dedique pelo menos dois fins de semana para ajudar companheiros de outros estados.

Um dos defensores da militância do primeiro escalão é o ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral), que tem repetido o mesmo argumento em conversas com outros integrantes do governo: “Os ministros do PT não têm direito de fazer campanha. Tem obrigação. Como militantes históricos, temos que trabalhar para ajudar nossos candidatos, mas dentro das regras estabelecidas: fora do horário de expediente e sem despesas para o governo”.

Segundo o secretário nacional de organização do PT, Gleber Naime, o partido está custeando passagens e hospedagens dos ministros que estão fazendo campanha em outros estados. O PT já chegou a fretar um jatinho para levar ministros para o lançamento da candidatura do prefeito petista Pedro Wilson, em Goiânia. As prioridades são as 77 cidades com mais de 150 mil habitantes onde o PT tem candidatos a prefeito. Nos estados e municípios, os deslocamentos são providenciados pelos diretórios regionais.

Um dos mais requisitados é o chefe da Casa Civil, José Dirceu, que na última quarta-feira também pegou um vôo à noite para ir a um comício em Goiânia. Ele já foi para a campanha da deputada Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), em Manaus, e subiu no palanque do filho Zeca Dirceu, candidato a prefeito de Cruzeiro do Oeste (PR). Na sexta-feira, Dirceu estava em Guarulhos para participar do lançamento do plano de governo do prefeito Elói Pietá (PT), candidato à reeleição. No sábado, visitou o Espaço Manequinho, com a prefeita Marta Suplicy, em comemoração aos 50 anos do Parque Ibirapuera e às 20h, foi para um comício em Osasco. Em compensação, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, o primeiro na lista de solicitações para comparecer nos palanques aliados, está aguardando uma decisão do governo.

Voltar ao topo