Ministro está entregando os pontos

Brasília – O chefe da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República, Aldo Rebelo, está prestes a entregar os pontos. O calendário dele contabiliza esta semana um ano de bombardeio intenso por parte de ministros, líderes e dirigentes do PT que querem a cadeira de ministro. Diante da insistência dos ataques e da descrença generalizada entre os aliados de que a situação vá melhorar, Rebelo revela-se cansado e não disfarça o desconforto. ?E aí, Aldo, como está??, perguntou um líder da base governista que lhe telefonou ontem. ?Está tudo muito ruim?, devolveu o ministro, sem rodeios.

Um amigo de Rebelo que acompanha o drama pessoal dele na articulação política conta que ele tem consciência de que sofre ?um desgaste tremendo? e também ?queima um patrimônio político?, construído a duras penas na liderança do governo e no ministério. Mas, a despeito da lealdade e da disciplina do ministro comunista, até os mais firmes aliados dele no PMDB do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (AL), admitem que a luta pela permanência no cargo ?a qualquer preço? não faz sentido.

Tanto Calheiros como os líderes dos partidos da base, como José Janene (PP-PR), sempre ponderaram da necessidade de os aliados terem um ministro ?neutro?, que possa arbitrar conflitos que envolvam interesses do PT e de outra legenda que dá sustentação ao governo no Congresso. Agora, porém, questionam se não seria mais eficaz, do ponto de vista do relacionamento dos aliados com o governo, deixar que o PT emplaque o candidato a coordenador político. De preferência, que seja o chefe da Casa Civil, José Dirceu.

?A cultura política que predomina hoje, no Congresso, é a de que o ministro Dirceu é quem resolve tudo?, revela Janene. Talvez por isto mesmo, a cúpula petista que se reuniu em café da manhã na casa do chefe da Casa Civil, na sexta-feira (06), tenha fechado com o nome dele para assumir o lugar de Rebelo. Mas o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) também foi lembrado por um grupo expressivo do PT que trabalhou por ele nos últimos seis meses. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.