Ajuda

Ministro anuncia liberação de R$ 80 milhões para Angra dos Reis

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, anunciou hoje a liberação “imediata” de R$ 80 milhões para o município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde deslizamentos de terra no réveillon mataram pelo menos 52 pessoas. Acompanhado do ministro das Cidades, Márcio Fortes, e do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), Lima sobrevoou pontos de deslizamento no Morro da Carioca, em Angra, e na Enseada do Bananal, na Ilha Grande.

Está prevista para o dia 13 uma reunião para apresentação de projetos com o objetivo de evitar novas tragédias na região. As equipes do Corpo de Bombeiros de Angra dos Reis retomaram hoje as buscas a duas pessoas que ainda estão desaparecidas após os deslizamentos. No Morro da Carioca, a corporação procura por uma menina de 11 anos. Na Praia do Bananal, as buscas se concentram por uma moradora da região.

Por enquanto, o trabalho está sendo emergencial, com distribuição de alimentos, agasalhos, cobertores e colchões. A Defesa Civil Nacional tem 15 mil cestas básicas estocadas no Estado para o pronto atendimento. Segundo dados da Defesa Civil do Rio, são 20 localidades afetadas no Estado, 900 pessoas estão desabrigadas – as que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos -, 1.868 estão desalojadas – as que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares.