Violência

Ministério autoriza que Força Nacional reforce a segurança em Curitiba e Região Metropolitana

Força Nacional chegará em breve ao Paraná. Foto: Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio aos Estados do Paraná, Pará, Espírito Santo, Goiás e Pernambuco. São duas Portarias, publicadas nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial da União (DOU), que dispõem sobre o emprego da Força nesses Estados para cumprimento dos objetivos do projeto “Em Frente Brasil” (Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta).

A cidade de São José dos Pinhais será uma das primeiras a receber o reforço viabilizado pelo projeto apresentado pelo ministro Sérgio Moro.

+ Leia maisBolsonaro volta a dizer que ONGs podem estar por trás de queimadas na Amazônia

A primeira portaria autoriza o uso da Força Nacional nesses Estados, nas respectivas capitais e regiões metropolitanas, com foco em São José dos Pinhais e nas cidades de Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO) e Paulista (PE), e aos órgãos de segurança pública, por 120 dias, a contar de 30 de agosto. O objetivo é atuar nas ações de policiamento ostensivo nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do Patrimônio.

A segunda portaria autoriza a atuação da Força nas mesmas localidades, por um período de 180 dias a contar de hoje, para operar em ações de polícia judiciária e perícia forense no combate à criminalidade violenta. Nos dois casos, as portarias esclarecem que esse prazo de apoio poderá ser prorrogado se necessário e solicitado pelo órgão apoiado.

+ Você sabia que está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana? Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de NotíciasVem com a gente!

Bolsonaro bate na mesa e diz que diretor da PF é subordinado a ele, não a Moro