Minc cria comissão para combater fogo em florestas

Uma comissão ministerial para analisar e propor a implantação do Programa Nacional de Redução do Uso do Fogo nas Áreas Rurais e Florestais (Pronafogo) foi criada pelo ministro do Meio Ambiente Carlos Minc. De acordo com portaria publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, os principais objetivos do programa são a prevenção e o combate às queimadas e incêndios florestais nas Unidades de Conservação de Proteção Integral e de Uso Sustentável Federais, nas Florestas Públicas e em terras indígenas e demais áreas rurais.

O programa, segundo o ministro, atenderá ainda à necessidade da manutenção de ecossistemas e a proteção da população nas situações de riscos e permitirá a substituição progressiva do fogo como técnica de manejo. A comissão terá também a tarefa de “desenvolver uma doutrina nacional de gerenciamento que busque envolver todas as demais esferas de poder” no combate a incêndios.

A comissão ministerial criada hoje, chamada Conafogo, terá como coordenador-geral o ministro do Meio Ambiente, que indicará um secretário-executivo. Terá também um representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e um do Instituto Chico Mendes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.