Minc anuncia monitoramento de todos biomas brasileiros

A partir de agora o monitoramento por satélite será feito em todos os biomas brasileiros e não só na Amazônia. O anúncio foi feito hoje pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, no laboratório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília, que faz as análises das imagens dos satélites utilizados – o Landsat norte-americano, o Alos japonês, que perfura nuvens, e os já utilizados pelo País, como o Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) e o Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes). “O Brasil não é só Amazônia. O Brasil agora é monitorado o ano inteiro”, afirmou.

Segundo o ministro, nos primeiros exames das imagens, o cerrado perdeu cerca de 10% de sua formação original em apenas seis anos, o que é considerado preocupante, visto que a Amazônia perdeu 20% de sua formação em 40 anos. Ou seja, o cerrado perdeu 1,5% ao ano, nos últimos seis anos, enquanto a Amazônia perdeu 0,5% ao ano. Minc disse que também serão monitorados por satélite a caatinga, a Mata Atlântica, o pantanal e os pampas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.