Militares aumentam pressão por reajuste

Brasília – Os militares aumentaram ontem a pressão sobre o governo para garantir reajuste salarial à categoria, de pelo menos 30% sobre os vencimentos. Depois de realizar manifestação, domingo, na Praça dos Três Poderes em Brasília, durante a cerimônia da troca da bandeira, a reivindicação chegou aos canais oficiais das Forças Armadas. O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno da Silva, em nota oficial, advertiu sobre “a possibilidade de florescer insatisfação social” nos quartéis.

No comunicado, Silva ressalta que “é notória a depreciação” dos salários da categoria, diz que os comandantes têm levado as reivindicações dos militares ao Ministério da Defesa e informa que os estudos apontam índices de defasagem de até 35,4%. Ele conclui o documento, lido em todas as unidades da Força Aérea do País, ontem, afirmando que é preciso, “de forma intransigente”, o cumprimento da “hierarquia e da disciplina” na força.

Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará ao lado do comandante da Aeronáutica e do ministro da Defesa, José Viegas, para a reinauguração do Correio Aéreo Nacional (CAN), em Manuel Urbano (AC). A expectativa dos militares é que, nesta longa viagem de quase quatro horas de vôo, o comandante e o ministro possam conversar com o presidente sobre esta pressão que recebem e da necessidade de se intensificarem os estudos na área da Fazenda sobre esse tema.

Voltar ao topo