Megacampo da Petrobras deve iniciar produção em 2013

A Petrobras anunciou a descoberta da maior jazida de petróleo do Brasil, com reservas estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris, em área ultraprofunda na Bacia de Santos. O bloco, provisoriamente chamado de Tupi, responderá sozinho por um aumento de mais de 50% nas reservas brasileiras, estimadas em 14,4 bilhões de barris. A previsão é de que só comece a produzir a partir de 2013.

O megacampo, de óleo leve, está a uma profundidade de cerca de 6 mil metros, na chamada camada de pré-sal. A Petrobras confirmou que há pelo menos oito fortes indícios de existência de jazidas gigantes de petróleo em áreas ultraprofundas. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, comentou que, confirmado o potencial desses blocos, o País passará a integrar o grupo dos nove maiores detentores de petróleo do mundo, que hoje inclui países com reservas entre 69 bilhões (Nigéria) e 379 bilhões de barris (Rússia).

?O Brasil está diante da descoberta de sua maior província petrolífera?, afirmou Gabrielli. Segundo ele, Tupi é apenas ?uma pequena parte da nova fronteira?. A área é operada pela Petrobrás, que é majoritária (65%) numa parceria com a britânica BG (25%) e a portuguesa Petrogal-Galp Energia (10%).

Voltar ao topo