Médicos chegam a Itajaí para atender população

Cerca de 40 profissionais da saúde, membros da Força Aérea Brasileira, chegaram neste sábado (29) a Itajaí, em Santa Catarina, para trabalhar no hospital de campanha disponibilizado pelo Ministério da Defesa.

O hospital será instalado no cruzamento entre a BR-101 e a Rodovia Jorge Lacerda, junto ao posto de combustíveis Santa Rosa, e a previsão é que o atendimento comece na próxima segunda-feira.

A estrutura do hospital de campanha é composta por enfermeiros, auxiliares de enfermagem, um cirurgião buco-maxilar e médicos com especialização em clínica geral, cirurgia geral, ortopedia, ginecologia, anestesista e pediatria. O hospital também está apto a realizar exames de raio X e exames laboratoriais, que são essenciais para o diagnóstico de doenças infecto-contagiosas, como hepatites, leptospirose e febre tifóide.

Com quase 50 tendas e 30 leitos, o hospital de campanha tem capacidade para atender até 400 pessoas por dia. A estrutura oferece posto de triagem e um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que permite a realização de consultas médicas e odontológicas, de cirurgias e de atendimentos emergenciais, ou, ainda, o encaminhamento para outras unidades hospitalares.

O expediente será das 8h às 16h enquanto houver necessidade de reforço hospitalar na região mais atingida pelas cheias.

Voltar ao topo