MEC veta entrada de aluno novo em duas faculdades do DF

A Secretaria de Educação Superior (Sesu), ligada ao Ministério da Educação (MEC), suspendeu o ingresso de novos estudantes em duas faculdades em Brasília pertencentes aos mesmos donos, segundo portaria publicada hoje no Diário Oficial da União. Estão suspensas “qualquer forma de ingresso, incluindo vestibulares, transferências e outros processos seletivos já realizados ou em andamento” nas Faculdades Integradas da Terra de Brasília (FTB) e da Faculdade AD1 – Unisaber. O início das aulas de novas turmas no segundo semestre letivo de 2010 também foi suspenso.

Os prédios foram lacrados por um oficial de Justiça. Dessa forma, segundo o decreto, estaria inviabilizada a continuidade das suas atividades acadêmicas. As instituições apresentam “indícios de problemas financeiros e administrativos capazes de prejudicar a plena e adequada continuidade das atividades acadêmicas e que há risco iminente à formação de novos alunos”.

A Faculdade João Calvino (FJC) também será notificada devido à oferta de cursos de pós-graduação lato-sensu de forma irregular, conforme o decreto publicado hoje. Será instaurado um processo administrativo para aplicação de penalidade previstas no artigo 52 do decreto nº 5.773/2006. A instituição tem prazo de 15 dias contados do seu recebimento para apresentar defesa.