MEC seleciona projetos pedagógicos multimídia para escolas do ensino médio

Brasília – O edital para a seleção de projetos que envolvam a produção de conteúdo educacional digital multimídia já está na página do Ministério da Educação (MEC) na internet (www.mec.gov.br/seed).

O governo federal vai adquirir esse material para as disciplinas de língua portuguesa, matemática, física, química e biologia, a serem ministradas pela rede de ensino médio. As propostas podem ser entregues até o dia 30 de setembro.

A idéia é que o material seja fornecido às escolas a partir de meados de 2008. "Com isso será possível criar mecanismos para auxiliar e incentivar a criatividade do professor em sala de aula, melhorando e modernizando os processos de ensino e de aprendizagem", disse o secretário de Educação à Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky.

Segundo ele, produtos de rádio, televisão, programas de computadores e experimentos educacionais serão priorizados. Estão aptas a participar universidades, faculdades, centros tecnológicos, museus de ciências, instituições de ensino superior, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), Organizações Não-governamentais, além de fundações e centros de pesquisa sediados no Brasil, públicos ou privados, que não tenham fins lucrativos.

"Não se trata de material acadêmico, mas o ideal é que os acadêmicos também participem de alguma forma no esforço comum de desenvolver a qualidade do ensino no país", ponderou. "Os alunos devem seguir trajetórias de conhecimento mais desafiadoras e os professores poderão transmitir o conhecimento a partir de um conjunto de informações mais diversificado".

Na avaliação do secretário, se o estudante tiver um material didático mais "atraente e divertido", pode melhorar seu interesse pelo aprendizado. "O aluno deve ter vontade de descobrir o mundo e para isso a forma de ensino é decisiva".

Voltar ao topo