O MEC (Ministério da Educação) determinou o afastamento do reitor do IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, antigo Cefet), Edson Ary de Oliveira Fontes, suspeito de chefiar um suposto esquema de desvio de recursos da instituição.

continua após a publicidade

Para seu lugar foi nomeado um professor do Instituto Federal do Espírito Santo, Élio de Almeida Cordeiro. Ele assumiu o cargo na última quinta-feira. Cordeiro era coordenador de pesquisa, pós-graduação e extensão.

Além do antigo reitor, os outros 12 servidores suspeitos de envolvimento com o suposto esquema também foram afastados pelo MEC. Todos agora são investigados em uma sindicância interna do ministério.

Investigação do Ministério Público Federal e CGU (Controladoria-Geral da União) detectou o desvio de R$ 5,5 milhões de recursos que deveriam ser destinados a bolsas de estudos.

continua após a publicidade

Edson Ary foi preso há duas semanas, mas conseguiu liberdade na semana passada graças a um habeas corpus. Ele é suspeito de peculato (apropriação de recursos público) e formação de quadrilha.

O advogado dele, Osvaldo Serrão, afirma que ainda não viu a íntegra das suspeitas contra ele e que, por isso, não pode adiantar qual será sua defesa.

continua após a publicidade