MEC afasta reitor de instituto federal do Pará

O MEC (Ministério da Educação) determinou o afastamento do reitor do IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, antigo Cefet), Edson Ary de Oliveira Fontes, suspeito de chefiar um suposto esquema de desvio de recursos da instituição.

Para seu lugar foi nomeado um professor do Instituto Federal do Espírito Santo, Élio de Almeida Cordeiro. Ele assumiu o cargo na última quinta-feira. Cordeiro era coordenador de pesquisa, pós-graduação e extensão.

Além do antigo reitor, os outros 12 servidores suspeitos de envolvimento com o suposto esquema também foram afastados pelo MEC. Todos agora são investigados em uma sindicância interna do ministério.

Investigação do Ministério Público Federal e CGU (Controladoria-Geral da União) detectou o desvio de R$ 5,5 milhões de recursos que deveriam ser destinados a bolsas de estudos.

Edson Ary foi preso há duas semanas, mas conseguiu liberdade na semana passada graças a um habeas corpus. Ele é suspeito de peculato (apropriação de recursos público) e formação de quadrilha.

O advogado dele, Osvaldo Serrão, afirma que ainda não viu a íntegra das suspeitas contra ele e que, por isso, não pode adiantar qual será sua defesa.

Voltar ao topo