Mattel faz recall de 850 mil brinquedos no Brasil

A Mattel anunciou nesta terça-feira (14) o recall de 21,8 milhões de brinquedos em todo o mundo, em razão de conterem pequenos imãs que poderiam se soltar e, eventualmente, serem engolidos pelas crianças. No Brasil, serão recolhidos cerca de 850 mil unidades dos produtos, produzidos entre 2002 e 2007, sendo que, de acordo com a companhia, a maioria já foi comprada das lojas. A assessoria da Matel informa que o recall é apenas preventivo e que nenhum dano à saúde causado por seus brinquedos foi detectado desde novembro de 2006, quando três crianças engoliram peças com imãs nos Estados Unidos e tiveram de passar por cirurgia.

No Brasil, o recall atinge as bonecas da linha Polly, que tem imãs aparentes, a pá que integra o conjunto Barbie e Tanner e um pacote com figuras magnéticas do Batman. Hoje a Mattel dos Estados Unidos informou que o produto Sarge, da linha Cars, também seria recolhido, por conter excesso de chumbo, entretanto o fato não atinge o Brasil, dado que o brinquedo não é comercializado no País, segundo a companhia.

De acordo com a Mattel, o recall anunciado hoje é resultado de uma análise mais rigorosa em relação à inserção de pequenos ímãs em brinquedos. A empresa informa que adota essas medidas desde novembro de 2006, quando ocorreram os incidentes nos Estados Unidos. Naquela data, os brinquedos da linha Polly Pocket foram retirados do País. Com base nos testes mais rigorosos empreendidos desde então, a multinacional optou por ampliar o recolhimento dos brinquedos.

A Mattel pediu que os lojistas que ainda tenham os produtos em seus estoques devolvam os brinquedos imediatamente. Os consumidores que tiverem os produtos devem ligar para 0800 77 01207 ou mandar e-mail (recall.brasil@mattel.com).

Voltar ao topo