Matrículas do Sisu começam nesta terça-feira

Os candidatos convocados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm somente esta terça (17) e a quarta-feira (18) para providenciar a matrícula. O resultado da segunda convocação pode ser conferido na página do sistema.

Para os estudantes não selecionados nas duas primeiras chamadas há uma nova chance, caso optem por integrar a lista de espera do sistema. A adesão deve ser feita até quinta-feira (19). A convocação dos candidatos ocorrerá a partir do dia 24.

O sistema já registrou 642.878 candidatos para as 30.548 vagas oferecidas em 56 instituições de educação superior públicas. Foram feitas 1.245.437 inscrições — cada candidato poderia optar por até dois cursos.

Caso o selecionado tenha problemas para se matricular, deve entrar em contato com o Ministério da Educação, pelo telefone 0800-616161.

Acesso

O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2009, para unificar a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ao acessar o sistema, o candidato pode escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Ao longo do período de inscrições, ele pode visualizar a nota de corte preliminar de cada curso e sua classificação parcial. As opções de curso escolhidas previamente podem ser alteradas se o candidato achar que tem mais chances de ser aprovado em outra graduação ou instituição.