Mato Grosso é o Estado campeão do desmatamento na Amazônia

O levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que mostrou que, de agosto a dezembro do ano passado foram derrubados 3.233 quilômetros quadrados de floresta, quando normalmente não há desmate por causa das chuvas, pode ser muito maior, segundo afirmou o próprio governo. De acordo com o diretor-geral do Inpe, Gilberto Câmara, até hoje o instituto não tinha detectado desmatamentos dessa magnitude. O Estado campeão de desmatamento é Mato Grosso, com 1.786 quilômetros derrubados.

O governador Blairo Maggi (PR) não quis se pronunciar sobre os números. O secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso, Luiz Henrique Daldegan, disse que os dados preliminares, que apontam o Estado como um dos vilões do desmatamento na região amazônica, refletem a realidade.

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, disse que o desmatamento ?é extremamente preocupante?.?O sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que revelou a área de desmatamento de pouco mais de 3.200 quilômetros quadrados, é de prevenção e não tem resolução suficiente para pegar as pequenas áreas. Sempre trabalhamos com uma diferença entre 40% e 60%, o que tem sido confirmado pelo outro sistema, o Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (Prodes), que faz os registros definitivos?, disse.

Voltar ao topo