Muita gente só quer saber do feriado em si e tudo que o acompanha, como folga, descanso, churrasco, bebedeira, pés para cima e despertador na gaveta. Mas você sabe o que se comemora no dia 15 de novembro? Foi neste dia, em 1889, que o Marechal Deodoro da Fonseca, sim, aquele mesmo que dá nome para uma das principais avenidas de Curitiba (e tantas outras cidades do país) deu um golpe de estado contra o império e instaurou a república presidencialista no Brasil

continua após a publicidade

Em ato contínuo, o imperador Dom Pedro II foi destituído do posto de chefe de estado, regressando em seguida para Portugal. A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação, que atualmente se chama Praça da República, no Rio de Janeiro, que era a capital do país. A monarquia brasileira já havia escapado de algumas tentativas de golpe, como a Inconfidência Mineira (antes mesmo da Independência) e Revolução Farroupilha, que visava a independência do Rio Grande do Sul, mas era um movimento contra o império.

  • Para os paranaenses, o dia 15 de novembro tem mais um significado especial. É neste dia que se comemora Nossa Senhora do Rocio, padroeira do estado do Paraná. O culto à Virgem do Rocio começou em meados do século XVII, pouco tempo depois da consolidação da Villa Paranaguá. Uma doença chamada Peste da Bicha assolou a região e após invocação da Virgem do Rocio a doença foi erradicada. Atribui-se a ela o milagre da cura dos moradores.

Após a Guerra do Paraguai os militares passaram a exigir mais espaço e reconhecimento do imperador, mas não foram atendidos. A partir da abolição da escravatura a pressão política aumentou, já que os donos de escravos não foram compensados pela perda de seus escravos, que passaram a ser livres desde então. Sem força política e apoio popular, Dom Pedro II foi forçado a aceitar o golpe e voltou para Portugal no dia 16 de novembro.

Depois de Deodoro da Fonseca, assumiu o governo o presidente Marechal Floriano Peixoto, seguido por Prudente de Morais e Campos Sales, que governou o país até a entrada do novo século.

continua após a publicidade

Vieram em seguida: Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Venceslau Brás, Rodrigues Alves, Delfim Moreira, Epitácio Pessoa, Arthur Bernardes, Washington Luís, Júlio Prestes (não assumiu por causa da revolução de 1930), Getúlio Vargas, José Linhares, Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Café Filho, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart, Humberto Castelo Branco, Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel, João Figueiredo, Tancredo Neves (morreu antes de assumir), José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Roussef, Michael Temer e Jair Bolsonaro (assume em janeiro de 2019).

Conhece o hino da Proclamação da República? Ele foi composto por Medeiros de Albuquerque e Leopoldo Miguez.

continua após a publicidade

Leia e ouça!

Hino à Proclamação à República do Brasil

Seja um pálio de luz desdobrado.
Sob a larga amplidão destes céus
Este canto rebel que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperança, de um novo porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre País…
Hoje o rubro lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais! Ao futuro
Saberemos, unidos, levar
Nosso augusto estandarte que, puro,
Brilha, ovante, da Pátria no altar!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue em nosso pendão,
Sangue vivo do herói Tiradentes
Batizou este audaz pavilhão!
Mensageiros de paz, paz queremos,
É de amor nossa força e poder
Mas da guerra nos transes supremos
Heis de ver-nos lutar e vencer!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado,
Sobre as púrpuras régias de pé.
Eia, pois, brasileiros avante!
Verdes louros colhamos louçãos!
Seja o nosso País triunfante,
Livre terra de livres irmãos!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!