Martinez e Paulinho fazem Ciro empacar

Brasília

  –  Ciro Gomes vinha crescendo de forma vertiginosa desde junho, mas o fenômeno demonstra estar se esgotando. Em pesquisa do Ibope divulgada ontem, Ciro parou de crescer, pela primeira desde junho. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou de 33% na semana passada (última pesquisa do instituto) para 34%, Ciro Gomes caiu de 26% para 25%, e José Serra (PSDB) subiu um ponto, de 13% para 14%. Na simulação do segundo turno, Ciro venceria Lula por 45% a 40%. Ciro Gomes parou de crescer após denúncias contra Martinez e o candidato a vice, Paulinho

As denúncias envolvendo o coordenador da campanha da Frente Trabalhista, deputado José Carlos Martinez (PTB-PR), em empréstimo tomado de Paulo César Farias, durante o governo Collor; e as notícias de que o vice Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, teria comandado operações irregulares à frente da Força Sindical já afetam o candidato Ciro Gomes nas pesquisas de intenção de votos. O que leva a esta conclusão é a combinação das pesquisas de intenção de votos com as ?qualitativas?.

Resultados preliminares das pesquisas a serem desta semana deixam evidente que Ciro Gomes não mantém o mesmo ritmo de crescimento das últimas, que chegou a dois pontos porcentuais a cada cinco dias. A pesquisa do Ibope, divulgada ontem, foi a primeira que mostra que Ciro Gomes parou de crescer, desde junho.

Em alguns desses levantamentos, ainda incompletos, Ciro fica estagnado na faixa dos 26% das intenções de votos e, em outros, pode haver pequenas oscilações. Além de pesquisa do Ibope divulgada ontem, outras pesquisas em andamento confirmariam a tendência de estagnação. O Instituto DataFolha anunciou ontem que Lula está com 33%, Ciro com 28% e Serra em 16%. Mas a pesquisa é mensal e Ciro na penultima pesquisa ainda estava com 18%. O DataFolha ainda aponta Lula e Garotinho como os mais rejeitados. O Instituto Vox Populi inicia aplicação de questionários amanhã para divulgar a pesquisa no domingo.

Isso não quer dizer, contudo, que as denúncias tenham afetado definitivamente a candidatura de Ciro Gomes, diz um especialista em pesquisas eleitorais. Para outro analista de pesquisas eleitorais, o resultado dos levantamentos da semana pode mostrar que o eleitor ?parou para refletir?, uma vez que não há variações significativas para nenhum dos concorrentes.

Mas Ciro e sua cúpula sentiram o golpe. Ele ontem se referiu às acusações de envolvimento em negócios ilícitos do coordenador de campanha José Carlos Martinez (PTB), e do candidato a vice-presidente, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, classificando-as ato de “fruto do dragão da maldade”. Ciro acusou a candidatura governista à presidência, de José Serra (PSDB-PMDB), de estar por trás das denúncias. Ele disse ainda que Paulinho e Martinez deverão se explicar publicamente e por isso não serão, pelo menos por enquanto, afastados da campanha. “A responsabilidade é minha”, afirmou, referindo-se à manutenção de ambos.

Voltar ao topo