Mantega critica bancos por aumentos dos juros

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticou os bancos pelo aumento dos juros nos últimos dias, durante reunião com empresários no Palácio do Planalto, para apresentar a proposta do governo de nova reforma tributária.

Segundo o ministro, o governo aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) dos bancos para "conter o consumo, não para desestimular ou interromper o processo de crédito". "Apenas para jogar um pouco de água na fervura", acrescentou. Ele ressaltou, no entanto, que "o fogo continua aceso, o credito aquecido, mas controlado".

Segundo o ministro, com a fixação do novo IOF, "os bancos aproveitaram e aumentaram o spread (bancário, ou seja, a diferença entre a taxa de captação dos bancos e o que eles cobram para emprestar) em 4%". E alfinetou: "eles não perderam tempo" e "deram uma subidinha na taxa de juros".

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.