"Ei, Fifa, volta pra Suíça"

Manifestantes fazem protesto em Brasília

Com gritos de “Ei, Fifa, volta pra Suíça”, um grupo de cerca de 60 manifestantes, segundo estimativa da Polícia Militar, realiza na tarde desta segunda-feira, 23, protesto contra a Copa do Mundo no Eixo Monumental, em Brasília, próximo à rodoviária.

A PM mobilizou um efetivo de 200 homens para fazer a barreira policial do Eixo Monumental, principal via de acesso ao estádio Mané Garrincha, e impedir a aproximação dos manifestantes. Ao chegarem em frente à barreira, que isola a área num raio de 1,5 quilômetro do estádio, os manifestantes atearam fogo a uma réplica da Taça Fifa.

Apesar disso, o ato transcorre de forma pacífica e os manifestantes, ao serem impedidos de continuar o caminho até o estádio, decidiram retornar à rodoviária. O protesto é organizado por movimentos sociais, como o Juntos.

Um dos organizadores da manifestação, Thiago Ávila, do Comitê Popular da Copa, disse que o protesto é contra os gastos excessivos da Copa, a má qualidade dos serviços públicos e “violações de direitos ocorridas durante a organização do mundial, com a remoção de famílias para as obras”.