Um grupo de estudantes e servidores da Universidade de Brasília (UnB) apedrejou o prédio do Ministério da Educação (MEC) e a Polícia Militar revidou com o uso de bombas de gás lacrimogêneo na tarde desta terça-feira, 13. Em seguida, parte dos manifestantes correu para o canteiro central da Esplanada e se aglomerou em frente à Catedral.

continua após a publicidade

Com o acirramento do protesto, que começou mais cedo na frente do MEC contra corte no Orçamento da UnB, a PM deslocou efetivos da cavalaria e do batalhão de choque para apoiar a operação no local.

continua após a publicidade

A área em frete ao MEC foi completamente evacuada e agora está tomada pela patrulha da Polícia Militar. No entanto, os manifestantes agora bloqueiam as duas vias da Esplanada dos Ministérios, tanto sentido Congresso quanto sentido Rodoviária do Plano Piloto.

continua após a publicidade

O MEC havia resistido em receber representantes do grupo, porém voltou atrás e concordou em dialogar com os manifestantes, mas ainda não tem um horário definido para essa conversa. O protesto também está sendo usado para repudiar o governo Temer.