Mais um ponto de lançamento irregular de esgoto é lacrado em Matinhos

A Sanepar, com o apoio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Força Verde e Ministério Público Estadual, lacrou, nesta sexta-feira (11), mais um ponto de lançamento irregular de esgoto em Matinhos. O lacre foi feito em três tubulações que jogavam os dejetos diretamente no canal do Rio Matinhos, próximo à praia.

Desde o início do ano, já foram lacrados nove pontos de lançamento irregular de esgoto, em Matinhos. Os proprietários dos imóveis não foram localizados pelos agentes fiscalizadores. De acordo com a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, a ação vai continuar durante todo o ano e a meta é eliminar completamente dos lançamentos irregulares.

Os lacres também estão sendo feitos em Guaratuba, onde a Sanepar, IAP e Força Verde já atuaram em oito imóveis. Antes de fazer o lacre, os agentes também notificam os proprietários de imóveis em situação irregular. Até esta sexta-feira, já foram notificados mais de 16 proprietários em Guaratuba e Matinhos. ?O lacre só é realizado depois que o dono do imóvel foi notificado e não efetuou corretamente a ligação de esgoto?, completa Maria Arlete.

Regularização

A empresa regularizou a situação de uma residência onde mora um casal de idosos. Para o aposentado Odimir Ribeiro, 64 anos, sem o auxílio da Sanepar ele não conseguiria fazer a ligação. ?A Sanepar veio aqui e solucionou meu problema. Agora o esgoto vai direto para a rede para ser tratado.?

A ação faz parte do compromisso social da Sanepar para auxiliar os inscritos na Tarifa Social da empresa e que não possuem condições de fazer a regularização. Para ter direito ao benefício, basta solicitar a ligação de esgoto nos escritórios da empresa.

Voltar ao topo