Mais um ônibus é incendiado no 3º dia de ataques em SC

A onda de ataques criminosos em Santa Catarina entrou na terceira noite seguida hoje, com registro de um incêndio a ônibus em Florianópolis. Segundo a PM, um ônibus foi queimado por volta das 20h na estrada Intendente João Nunes Vieira, no bairro dos Ingleses. Cerca de quarenta minutos depois, três adolescentes foram apreendidos em um táxi que seguia para o centro da cidade.

A PM informou que eles tinham a descrição semelhante à informada por testemunhas e exalavam cheiro de gasolina. Foi o nono caso de ônibus incendiado no Estado desde a noite de segunda-feira (12). Ao todo, houve desde então pelo menos 25 atentados a bases policiais, veículos e outros equipamentos em seis municípios do Estado (Florianópolis, Palhoça, Itajaí, Navegantes, Blumenau e Criciúma).

Após negar inicialmente a participação de facções criminosas nos ataques, a cúpula da segurança pública do Estado reconheceu a possibilidade na tarde de hoje. A suspeita é que as ordens tenham partido do presídio de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, o maior do Estado, como retaliação a supostas torturas praticadas na unidade.

“Pode ser que queiram chamar atenção para a unidade”, disse o comandante geral da Polícia Militar do Estado, Nazareno Marcineiro. Uma agente prisional casada com o diretor do presídio, Carlos Alves, foi morta a tiros no mês passado. O governo anunciou ontem que Alves deixará o cargo, mas por motivos pessoais.

“Existe relação entre esses criminosos de fora e os de dentro dos presídios nessas ações. Mas percebemos também que alguns ataques são isolados, de vandalismo”, afirmou o delegado geral da Polícia Civil, Aldo D’Ávila.