Mais influentes do Congresso estão no PT

Brasília  – A relação dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, feita tradicionalmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), mostra que proporcionalmente o PFL, partido de oposição, é o que tem o maior número de congressistas na lista. De uma bancada de 79 deputados e senadores, 21 pefelistas entraram na relação do Diap. Em números absolutos, o PT é o partido que tem o maior número de parlamentares na lista: são 24 em uma bancada de 102 deputados e senadores, ou seja 23,5%.

Dos deputados petistas, apenas dois são do Paraná: Florisvaldo Fier, o Doutor Rosinha, e Paulo Bernardo. O Estado teve outros quatro deputados na lista: Abelardo Lupion (PFL), José Borba e Gustavo Fruet (ambos do PMDB) e Luiz Carlos Hauly.

O PMDB, maior partido no Senado (22 senadores) e o segundo maior na Câmara (77), emplacou apenas 12 parlamentares na lista dos 100 “cabeças” do Congresso (12%). O que demonstra que, como bancada, o partido é forte, mas, individualmente, é formado pelo baixo clero, como é conhecido o grupo de parlamentares com pouca ou quase nenhuma influência nas decisões políticas do Congresso. Dos 61 congressistas do PSDB, 13 foram incluídos na lista (21,3%).

Avaliação

Desde 1994, o Diap identifica e publica uma relação com os cem parlamentares que comandam o processo decisório no dia-a-dia do Legislativo. A lista, atualizada anualmente, avalia os atributos dos deputados e dos senadores nas categorias de debatedores, articuladores, formuladores negociadores e formadores de opinião.

Na edição de 2004, há uma renovação de 14% em relação à lista de 2003. Entre os 14 novos “cabeças” estão três do PT e três do PFL, dois do PMDB, dois do PTB e um representante do PSB do PDT, do PC do B, e do PPS.

Voltar ao topo