Mais 240 cidades estão em situação de emergência

Mais 240 municípios do Norte e Nordeste do País tiveram o pedido de situação de emergência reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional. As portarias que reconhecem a situação de emergência por estiagem em mais 130 municípios do Ceará, 97 de Minas Gerais e de 13 cidades do Amazonas atingidas por enchentes ou inundações graduais foram divulgadas na quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU).

Com isso, sobe para 1.974 o número de municípios com reconhecimento de situação de emergência ou calamidade pública em todo o País, segundo dados da Defesa Civil. Desses, 1.670 entraram para a lista em razão de seca ou estiagem, dos quais 943 distribuídos pelos nove estados da região Nordeste, 629 no Sul, 97 no Sudeste, e um no Centro-Oeste, no Mato Grosso do Sul.

Amazonas

O governo do Amazonas entregou na última terça-feira os cartões Amazonas Solidário para as famílias afetadas pela cheia no interior. O auxílio financeiro beneficiou 6.385 famílias de Itacoatiara e Autazes e em Itacoatiara foram entregues outros 3.047 cartões.

Essa é a terceira etapa de entrega do cartão para os municípios em situação de emergência, contemplando mais de 16 mil famílias em sete localidades, segundo o governo do estado. Além de Itacoatiara e Autazes, o cartão chega às famílias de Manacapuru, Boa Vista do Ramos e Nova Olinda do Norte, Careiro da Várzea e Barreirinha.

Voltar ao topo