Lupi nega que tenha recebido da Presidência parecer que pede sua demissão

Brasília – A assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho informou nesta quinta-feira (10) que o ministro Carlos Lupi não recebeu até o momento o parecer da Comissão de Ética Pública que sugere sua demissão. Em dezembro do ano passado, a comissão enviou o documento a Lula, que ontem o repassou a Lupi.

A assessoria disse que o ministro só deve se pronunciar quando receber o parecer e não informou nada sobre o prazo para a chegada do documento.

A comissão recomendou a demissão de Lupi por ocupar a presidência do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o comando do ministério simultaneamente. Para o órgão, é antiético o acúmulo dessas funções e pode gerar conflitos de interesses.

Antes de Lula receber a sugestão, a comissão já havia solicitado a Lupi que deixasse um dos cargos, mas ele se negou. O ministro já declarou, mais de uma vez, que não abre mão dos dois cargos e só deixará o Ministério do Trabalho se o presidente determinar.
 
Um encontro do presidente com o ministro estava previsto para ontem, mas foi adiado para a próxima semana. De acordo com o Ministério do Trabalho, Lupi iria apresentar ao presidente um balanço das realizações da pasta, que não ficou pronto.

Voltar ao topo