Lula teria interesse na Satiagraha, diz araponga

Páginas do inquérito 24447/08 contam segredos da controversa aliança dos arapongas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) com a Polícia Federal na Operação Satiagraha. Um dessas confidências cita suposto interesse do presidente Lula nas investigações que apontam para o banqueiro Daniel Dantas em esquema de lavagem de capitais, evasão de divisas e fraudes financeiras. Em depoimento à PF, Lúcio Fábio Godoy de Sá, oficial da Abin, afirmou que o delegado Protógenes Queiroz, mentor da Satiagraha, contou-lhe que o presidente “cobrava o andamento desta investigação”.

“Queiroz chamou o depoente (Lúcio Sá) e lhe explicou que tratava-se de investigação que envolvia espionagem internacional e que era a razão da Abin estar participando”, registra o inquérito da PF que investiga vazamento da Satiagraha. “Que a ação abrangia a empresa Kroll e a investigação era de interesse do presidente da República que cobrava o andamento desta investigação porque o próprio filho do presidente teria sido cooptado por essa organização criminosa que também havia se infiltrado nos altos escalões da administração pública.”

Os relatos colhidos pelo inquérito 24447/08 esmiúçam o dia-a-dia dos oficiais da Abin, revelam detalhes do poder e autonomia que eles desfrutavam em repartições da PF e expõem as tarefas que executavam – ao abrigo e sob ordens do delegado Protógenes, que está na mira da própria PF. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.