Lula tem projetos até o ano 2022

Brasília – O governo federal lançou ontem o projeto “Brasil em 3 Tempos”, um estudo que pretende atingir o bem-estar social máximo em 2022, entre outras metas. A idéia é desenvolver um planejamento positivo para o País, estabelecendo objetivos a serem cumpridos nos anos de 2007, 2015 e 2022. O projeto foi desenvolvido pelo Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE), coordenado pela Secretaria de Comunicação Social e Gestão Estratégica, que é chefiada pelo ministro Luiz Gushiken.

Para elaborar as metas e ações a serem implementadas ao longo desse período, o NAE desenvolveu uma metodologia baseada em dimensões consideradas essenciais para o desenvolvimento do país: dimensão institucional, econômica, sociocultural, territorial, conhecimento, ambiental e global. O objetivo é planejar o desenvolvimento social do País com base em várias áreas, e não apenas no crescimento econômico.

Cada uma dessas dimensões engloba vários setores com metas principais, como o fortalecimento da democracia, a geração de emprego e renda, a diminuição das desigualdades, a integração com a América do Sul, a educação de qualidade, a preservação ambiental e a defesa do multilateralismo. As datas foram selecionados estrategicamente pelo núcleo. O primeiro é ano de 2007 marca a última etapa do Plano Plurianual (PPA), elaborado pelo atual governo, e também será o período em que um novo governo vai assumir o País. A idéia do NAE é garantir a coerência do PPA com a proposta que venha a ser pactuada pelo governo nesta data.

Já a segunda etapa, em 2015, é quando o Brasil deve apresentar seus resultados sobre as Metas do Milênio, estabelecidas pelas Nações Unidas. O Brasil se comprometeu a implementar uma série de ações para o desenvolvimento do País até 2015, e a intenção do governo é garantir que essas metas sejam cumpridas e executadas dentro do prazo estabelecido. A última fase está situada no ano de 2022, quando o País vai completar 200 anos da sua independência. A expectativa do governo federal é que o País possa ter alcançado até esta data, o contexto máximo de bem-estar social e desenvolvimento econômico.

Voltar ao topo