Lula retorna ao Brasil depois de encontro com Morales

Assunção – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou, há pouco, de volta ao Brasil, depois de participar, na capital paraguaia, da Cúpula de Chefes de Estado do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Lula deve chegar a Brasília ainda na tarde de nesta sexta-feira (29).

Antes de embarcar, Lula conversou com o presidente da Bolívia, Evo Morales, no hotel onde foi realizada a cúpula, mas não falou com os jornalistas ao final do encontro.

Ao participar da cúpula, Morales citou artigo do presidente de Cuba, Fidel Castro, para criticar a produção de biocombustíveis, uma das principais bandeiras do governo brasileiro. No artigo, Castro afirma que os biocombustíveis aumentaram o preço do milho e das carnes.

Antes da crítica de Morales, o presidente Lula havia defendido os bicombustiveís. "A experiência brasileira deixa claro seu [dos biocombustíveis] enorme potencial em termos ambientais, sociais e econômicos. Mostra também que esse programa não compromete em nada a segurança alimentar de nossos países", disse Lula, em discurso.

Voltar ao topo