União

Lula ressalta importância de reunião de cúpula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou nesta domingo (8), durante almoço em homenagem presidente da Argentina, Cristina Kirchner, a importância da realização de uma reunião de cúpula, em dezembro, com todos os países da América Latina e do Caribe.

“Nosso diálogo com o conjunto da América Central e com os países do Caribe ganhou nova densidade. Foi este sentimento, compartilhado pela presidente Cristina, que me animou a propor a realização, em dezembro, de uma reunião de cúpula de toda a América Latina e Caribe sobre integração e desenvolvimento”, afirmou.

O presidente disse que está se empenhando para que a Venezuela faça parte do Mercosul. Para Lula, a adesão da Venezuela ao bloco vai ampliar “os horizontes de integração produtiva e dar dimensão continental ao bloco”.

Lula defendeu uma parceria entre o Brasil e a Argentina na área de exploração de petróleo.

“Por meio de consórcios produtivos, vamos unir nossas forças e competências para viabilizar o extraordinário potencial de setores, como a indústria naval, que passa por acelerada ampliação e modernização. A Argentina pode e deve participar da construção da grande infra-estrutura necessária a exploração do petróleo brasileiro na camada pré-sal”, afirmou.

O presidente reafirmou a necessidade de se concluir a Rodada Doha, lembrando que é preciso eliminar distorções e barreiras ao comércio internacional.

“Os prejudicados por um fracasso [da Rodada Doha] serão os países mais pobres e vulneráveis”, disse.