Lula recomenda a aposentados cautela com empréstimo consignado

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou nesta quinta-feira (24) os aposentados a usar com cautela o empréstimo com desconto em folha de pagamento, ou por meio de cartão de crédito, para que não se endividem.

?É preciso tomar cuidado com o cartão de crédito. Essa crise americana tem um pouco de relação com o cartão de crédito. Se a gente não tem que por a mão no bolso para gastar dinheiro, a gente vai gastando mais do que se tivesse que tirar uma notinha do bolso. É preciso que a gente tome cuidado com isso?, disse Lula, recomendando ao ministro da Previdência, Luiz Marinho, que oriente os aposentados.

De acordo com o Marinho, o contracheque dos aposentados e pensionistas terá dicas sobre uso do empréstimo e do cartão. ?Não é recomendável que a pessoa entre no [crédito] rotativo para não ser vítima dele no futuro?, afirmou o ministro, completando que o crédito consignado e o cartão de crédito oferecem melhores condições que os financiamentos disponíveis no mercado.

O governo mudou neste mês as regras para concessão de empréstimos aos aposentados e pensionistas. O limite de comprometimento caiu de 30% para 20%. Além disso, 10% dos rendimentos dos aposentados estão reservados para a opção de empréstimo consignado por cartão de crédito, com juros de até 3,7% ao mês.

Em dezembro do ano passado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliou o prazo de pagamento das prestações de 36 para 60 meses. Os juros mensais do empréstimo consignado normal são de, no máximo, 2,64%.

Voltar ao topo